O QUE É MARKETING? CONCEITO, COMO FUNCIONA E ÁREA DE ATUAÇÃO

Neste artigo vamos falar sobre o que é marketing? do conceito de marketing, como funciona? e sua área de atuação. Também iremos abordar a história e a evolução deste processo, desde seus primeiros conceitos até sua atualização definitiva. 

No entanto, no final do artigo, você conhecerá o marketing digital, que vem sendo utilizado por muitas pessoas e empresas. E acredite!! Nesse estilo as pessoas consomem 24 horas e não existe fronteiras e nem barreiras para você vender.

o-que-é-marketing-CONCEITOS

O conceito de marketing é atender as necessidades, desejos e demandas de cliente e mercado;

Como funciona? É criar valor, satisfação e qualidade ao cliente e ao mercado;

Está relacionado a fazer melhores negócios e não mais negócios;

Podemos dizer que o marketing é habilidade de planejar, administrar as relações na troca com o seu segmento de mercado;

A troca de relacionamento também é considerada uma forma de fazer marketing;

Sendo assim, podemos definir em uma frase: Marketing é tudo e tudo é marketing.

O marketing consiste em levar satisfação para o cliente como um benefício. Têm como intuito atrair uma clientela nova e fidelizar os atuais. O propósito não é venda apenas, e sim o fornecimento e satisfação e da sensação que um benefício foi recebido após o fechamento do negócio.

marketing 1.0 centrado no produto

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Na era industrial a principal tecnologia relacionava-se a equipamentos industriais e o marketing era muito básico, pois dizia respeito a vender os produtos da fábrica a todos que quisessem compra-los.

Os produtos eram relativamente básicos, concebidos para servir o mercado de massa.

O objetivo era padronizar e ganhar em escala, a fim de reduzir ao máximo os custos de produção, para que essas mercadorias pudessem ter um preço mais baixo e ser adquiridas por um número maior de compradores.

Nesta época a qualidade dos produtos eram muito baixa, e não existia a possibilidade dos consumidores exigir qualidade. Apenas os produtos eram produzidos e empurrados no mercado.

marketing 2.0 a orientação para o mercado

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A tarefa do MARKETING já não é tão fácil, os consumidores são mais bem informados e facilmente podem comparar os preços e ofertas de produtos semelhantes. 

O valor do produto é definido pelo cliente e suas preferências são muitíssimo variados.

Os profissionais precisam segmentar o mercado e precisam desenvolver um produto superior para um mercado alvo específico.

Aqui nós temos a primeira evolução, uma vez que os clientes exigem produtos melhores.

 Sendo assim é preciso que as empresas se esforcem em fabricar produtos melhores que a concorrência para ganhar mercado e se destacar perante os concorrentes.

marketing 3.0 o ser humano é a área de atuação

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Nesse estilo, a estratégia é voltada para os valores, em vez de tratar as pessoas simplesmente como consumidores, os profissionais de marketing  as tratam como SERES HUMANOS plenos: com MENTE, CORAÇÃO E ESPÍRITO.

Os clientes buscam soluções, e não apenas funcional e emocional, mas também satisfação espiritual, nos produtos e serviços que escolhem.  

No marketing 3.0 a área de atuação é voltada nos valores que cada cliente possui, e não mais em produtos e características.

 Aqui o profissional necessita entender o funcionamento do ser humano, buscando agir no seu emocional e inconsciente, procurando satisfazer seus prazeres, desejos e resolver suas necessidades.

MARKETING 4.0 A ERA DIGITAL COM INTELIGÊNCIA ARTIFICIAL

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O marketing 4.0 é a maior revolução da história do marketing. Com o avanço da internet e plataformas que operam como o google, facebook, amazon e entre outras…. 

O profissional precisa entender todas essas plataformas e os algoritmos que trabalham invisivelmente por trás de cada uma delas.

Neste estilo o cliente basicamente entende de tudo, pois o mesmo tem muito mais informação e acesso. 

Com a inteligência artificial operando de uma maneira praticamente automatizada, diminuindo cada vez mais a mão de obra, muitas pessoas trabalham em casa vendendo produtos.

No entanto é preciso tomar cuidado, pois muitas vezes para ingressar no marketing digital é necessário adquirir um curso.

 O que mais faz as pessoas entrarem cada vez mais nesse mercado é a possibilidade de construir seu negócio digital.

Além do mais nesta era digital, outras pessoas ingressaram por terem vantagens e benefícios como: liberdade de tempo, trabalhar em casa, renda extra, independência financeira e conseguirem de fato mudar sua vida num prazo máximo de 5 anos. 

Também é preciso ressaltar que o investimento inicial é muito baixo para empreender nesse seguimento.

como-ganhar-dinheiro-no-marketing

Conclusão

Diante disso é possível entender que o marketing passou por um processo de evolução, uma vez que começou com um tipo de abordagem e terminou em outro.

Sendo assim é possível concluir que os profissionais dessa área e empreendedores precisam estar atentos a essas mudanças, para que possam prestar o serviço ou utilizar do mesmo da melhor forma possível.

O que chama mais atenção é que o marketing digital  possibilitou uma nova demanda de empreendedores digitais, que vem operando de forma agressiva na internet (redes sociais), vendendo produtos físicos e digitais.

 Essa nova era promete revolucionar o mercado, pois os clientes estão cada vez mais exigentes e possuem sempre mais informações.

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