Marketing Verde

Definições

Marketing verde pode ser conceituado como uma modalidade que visa enfocar as necessidades de consumidores ecologicamente conscientes e contribuir para a criação de uma sociedade sustentável (Valério, 2005).

“Marketing verde é a necessidade de comunicar, explicar e valorizar o esforço da empresa para com o meio ambiente. (BACKER, 1995).

O marketing verde é “um movimento das empresas para criarem e colocarem no mercado produtos ambientalmente responsáveis em relação ao meio ambiente. (KOTLER, 1999).

“Oportunidade única numa década para profissionais de marketing, esverdearem, seus produtos, processos e descobrir não só uma potente vantagem competitiva, como também uma recompensa pessoal.” (OTTMANN, 1994). 

EFEITOS DO MARKETING VERDE

Incorporou uma vasta gama de atividades;

laboração e modificação de produtos; Mudança nos processos produtivos; Mudança nas embalagens; Mudança no perfil da propaganda. 

Está forçando os profissionais de marketing a não olharem apenas para os processos internos de produção ou externos em relação aos consumidores, mas também para o impacto desta produção e consumo na qualidade de vida e no desenvolvimento sustentável da sociedade.

CONTRIBUIÇÕES DO MARKETING VERDE

•A conscientização ambiental por parte do mercado consumidor;

 •A preservação das espécies e seus habitats naturais; 

•A preservação dos recursos escassos; 

•A incorporação de características ambientais aos produtos;

 •Melhoria/fortalecimento da imagem da empresa.

EMPRESAS

•Atendem as questões governamentais sobre a questão ambiental;

 •Incluem o meio ambiente em sua filosofia empresarial;

 •Adotam o meio ambiente como questão estratégica;

 Consumidores – Preferem empresas ambientalmente responsáveis? 

CONSUMIDOR ECOLÓGICO

•Manifestam suas preocupações ambientais no seu comportamento de compra;

 •Menor impacto ao meio ambiente;

 •Valorização de empresas ambientalmente responsáveis; 

•Pagam mais caro por produtos – compreendem que o valor agregado e traduzido como um aumento no seu preço na realidade significa aumento no seu valor social

TIPOS DE VANTAGENS

Vantagem Competitiva

Melhoria da imagem organizacional (ambientalmente correta)

Redução dos custos e menores desperdícios 

Sobrevivência e sucesso da empresa a longo prazo; 

Conscientização Ambiental.

Vantagem Social

Cumprimento da legislação ambiental; 

Postura pró ativa;

Comunicação Ambiental verdadeira e responsável conscientização Ambiental.

SER VERDE!!!!

Ser “verde” ou ambientalmente correto não se limita, por exemplo, a inventar novas embalagens recicláveis, mas sim a administrar uma cadeia de fatos que envolvem várias etapas, desde a fabricação, relação com fornecedores, clientes, empregados, mídia e comunidade

Ao se traçar uma estratégia de marketing ambiental para uma empresa é preciso começar pelos modos de produção, fazendo-se alguns questionamentos básicos como:

1) Quais materiais podem ser reciclados? 

2) O que pode ser feito para garantir mais durabilidade e longevidade aos produtos? 

3) Que tipo de componentes poluentes podem ser eliminados ou substituídos? 

4) Quando a empresa torna-se uma ecoempresa, ela vende mais do que produtos e serviços de qualidade, vende uma nova alternativa? 

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